Com o isolamento social e a retorno das atividades profissionais ainda fora do radar no curto prazo, os meios digitais ganharam maior importância para o ambiente de negócios dos escritórios de advocacia e a utilização do marketing jurídico tornou-se uma das principais estratégias para gerar contato com o cliente que o escritório deseja captar.
“A pandemia acelerou a presença dos escritórios na internet. Houve um avanço de pelo menos três anos nestes últimos três meses, quando analisamos a transformação digital dos escritórios”, avalia Mariellen Romero, diretora da agência de marketing juridico Tá Ligado. O novo cenário, contudo, ainda oferece muitos desafios, alerta a especialista. A pesquisa “Desafios do Marketing Jurídico” realizada pela agência Tá Ligado, em abril deste ano, identificou que 71,7% dos escritórios do país não planejam suas ações de marketing, sequer para o curto prazo.
A diretora da agência, ressalta a importância do planejamento estruturado para o escritório atrair potenciais negócios para os escritórios, sempre respeitando o código de conduta da profissão.
Confira aqui sete dicas para um bom plano de marketing jurídico, da agência Tá Ligado.
1. Definir o objetivo de negócio ajuda a dar sentido à comunicação e melhora os resultados. É preciso definir qual patamar o escritório deseja alcançar nos próximos c anos. Para pensar em prospecção de clientes na advocacia é fundamental ter respostas para esta pergunta.
2. Captação e retenção de clientes devem nortear a campanha de marketing. Para tanto é preciso conhecer bem o cliente que o escritório deseja atrair. Compreender as dúvidas e as motivações que fazem a empresas ou o setor jurídico da empresa procurar os serviços do escritório é o primeiro passo. Ao montar esta estratégia, a chance de captar e reter clientes aumenta.
3. Criar canais de informação direcionados ao cliente. O e-mail pode ser uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing digital. Respeitando o código de conduta da OAB é importante criar uma boa base de contatos de e-mail para o compartilhamento de conteúdo jurídico relevante.
4. Produção de conteúdo relevante para todo o tipo de cliente que o escritório quer captar. O conteúdo deve ser pensado a partir da ótica do cliente e devem demonstrar a possibilidade do escritório resolver os problemas dos clientes. Dúvidas e motivações de quem busca o escritório e vem nortear a produção do conteúdo.
5. Qualificar os contatos. Priorizar não a quantidade de seguidores nas mídias sociais e no site do escritório, mas avaliar quantos e quais clientes o escritório efetivamente captou por meio das estratégias de marketing
6. Segmentar conteúdo. Produzir conteúdo para cada segmento de clientes Ao conhecer seus clientes, o escritório pode agrupar as pessoas por segmento de mercado, tamanho de empresa ou área de direito e produzir conteúdo específico para interesses comuns
7. Mensurar resultados – somente com a avaliação dos resultados é possível saber se os resultados almejados foram atingidos, corrigir ou melhorar o processo. O marketing digital facilita a geração de dados. Acompanhar periodicamente os indicadores permite realizar ações melhores e reduzir custos.
Assessoria de Imprensa da Agência de Marketing Jurídico Tá Ligado