MCast traz detalhes da utilização de estatísticas na rotina jurídica
A união entre advocacia e tecnologia é uma tendência que veio para ficar, principalmente através do uso de ferramentas que facilitem a rotina jurídica, permitindo que os advogados tenham mais tempo para desenvolver suas habilidades e estratégias. Mas como essas ferramentas funcionam na prática? Este é o tema do 5° episódio do MCast, o podcast do Mandaliti, trazendo reflexões sobre a jurimetria, e sua utilização estratégica na gestão de processos.
Neste episódio do MCast, participam os advogados Marina Cury (gerente jurídica da área trabalhista) e Fernando Durão (diretor jurídico), representantes de jurimetria do Mandaliti, para esclarecer o que é jurimetria, e como aplicá-la na prática jurídica. Sob a mediação de Camilla Duchatsch, a conversa aborda temas como a possibilidade de predição de tendências em decisões do Poder Judiciário através da jurimetria, a influência da ferramenta na gestão estratégica do contencioso de massa, principais desafios da jurimetria na advocacia, detalhes de como funciona a jurimetria na prática, dentre outros.
“A jurimetria trabalha dentro de um padrão pré-estabelecido, e traz a tendência de julgamento e decisões por pedido, por comarca, por juiz, por estado. Hoje em dia, muitas empresas têm um passivo legal que ofende o resultado e pesa muito no EBITDA do negócio. Com a utilização da jurimetria, por meio da análise de dados, é possível identificar as causas-raiz dos principais custos, e agir preventivamente para minimizá-los”, comenta Fernando Durão. Além disso, “a jurimetria recorrente consegue detectar mudanças no padrão da tendência dos magistrados, o que dá uma margem mais segura para o advogado", explica Marina Cury.
Para atingir os resultados esperados de ferramentas tecnológicas que apoiam a rotina jurídica, os convidados evidenciam a relevância dos operadores do Direito, e ainda a multidisciplinaridade envolvida na jurimetria: “mesmo com as tecnologias utilizadas na jurimetria, o papel do advogado sempre será importante, porque é necessário que ele ensine, treine o robô para entender comportamentos jurídicos. O especialista em tecnologia não vai conseguir treinar esse robô”, finaliza Cury.
Acesse o episódio completo no Spotify, com mais detalhes sobre a utilização da jurimetria na prática, ou através do site do Mandaliti.
Spotify: https://open.spotify.com/episode/3QqwmvsYSGgArz2pkOfUcR
Site do Mandaliti: https://conteudo.mandaliti.com.br/mcast