Ata de reuniões: documento é burocrático, mas, essencial às empresas

 

Jossan Batistute

Você conhece alguém que gosta de redigir uma ata de reuniões? Um documento burocrático e que muitos deixam de lado e não dão importância, entretanto, é uma formalidade essencial e importantíssima a uma empresa e seus sócios. Afinal, de acordo com o advogado Jossan Batistute, é uma forma de documentar as decisões, deixá-las claras e objetivas, além de profissionalizar cada vez mais a empresa e o trabalho desenvolvido.

 

Sócio do Escritório Batistute Advogados e especialista em planejamento sucessório, patrimonial e holding, Jossan afirma que o registro de reuniões e decisões em ata pode evitar muitos transtornos numa sociedade empresarial. “Quem atua no dia-a-dia das empresas e de seus problemas sabe que boa parte desses poderia ter sido evitada ou mesmo resolvida caso as decisões dos sócios tivessem sido documentadas”, ressalta.

 

Documentar as decisões está no mesmo patamar que discuti-las, de acordo com o advogado. “Tão importante quanto discutir e deliberar a respeito dos assuntos em pauta numa reunião é, também, poder fazer com que tais decisões sejam claras, objetivas e com todos os contornos apontados sobre os direitos e obrigações dos envolvidos.”

 

Para Jossan, registrar as decisões e os caminhos que foram decididos é fundamental para o desenvolvimento de um negócio. “Tais procedimentos não são, simplesmente, para depois dizer que um sócio está mentindo ou mudando a sua palavra, mas, para poder documentar com clareza, objetividade e especificidade o que exatamente foi discutido e deliberado pelos sócios, evitando esquecimentos e mal-entendidos. As atas são ferramentas fundamentais em sociedades para formalizar a empresa, tornando-as profissionais, organizadas e prontas para o progresso e crescimento.”

 

Tags da Notícia: 
Imagem da Notícia: